Previsao 1

A previsão nr. 1 de "the one to one future… revisited" tem como título A participação no Cliente vencerá a participação no mercado.

O que previram os autores:

O foco no produto iria ser substituído pelo foco no cliente. Se antes o empresário procurava vender o produto ao maior número possível de clientes, no futuro o empresário iria concentrar-se em vender a um cliente o máximo de produtos possível durante o ciclo de vida da relação fornecedor-cliente.
O marketing de participação esperava apenas o salto da tecnologia para vingar, o que aconteceu com a chegada da internet. Segundo os autores, a Amazon.com é um dos melhores exemplos de empresa online focada na satisfação das necessidades do cliente.

O que não previram:

A dificuldade que as empresas tiveram na transição de paradigma. Passar de uma abordagem de participação no produto para uma abordagem de participação no cliente implica mudanças organizacionais, integração com os sistemas legados e desafios de avaliação de desempenho.

Os próximos 10 anos:

Através das tecnologias de serviços móveis sem fio, que possibilitam uma interacção gratuita e contínua com cada cliente, individualmente, as estratégias de participação no cliente ganham cada vez mais forca.
No futuro, as empresas irão procurar potenciar o conhecimento dos seus clientes e gerar uma maior proximidade, a fim de lhes dirigir uma oferta personalizada e adequada às necessidades.

(Clara e Dulce)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License